Muitos conhecem uma música antiga, conhecida pela maioria dos brasileiros que fala sobre o pensamento: “...o pensamento parece uma coisa à toa, mas como é que a gente voa quando começa a pensar...”, há verdades nestas palavras, nossos pensamentos nos levam a uma viagem sem limites.
Se a matéria não consegue transpor barreiras, nossos pensamentos vão além dessas barreiras. Através do pensamento, o filósofo grego Epicuro, há aproximadamente 300 anos a.C., conseguiu pensar, imaginar a estrutura atômica, uau!!! Pense nisto. Imaginem hoje nas escolas como fazer a criança, o jovem ou, até mesmo o adulto, apesar de tantas imagens, ilustrações e computação gráfica animada, entender como é uma estrutura atômica. No entanto, um sujeito sem nenhuma informação prévia consegue imaginar a estrutura atômica, isso não é fantástico? Coisas do pensamento! O que falar então dos gênios da música dentre eles destaco aqui Mozart que com apenas sete anos de idade compôs a Marcha Turca, dos gênios da pintura, da medicina, da teoria da relatividade. Como entender que o ser humano é capaz de criar isso tudo?
A imaginação da forma ao que pensamos. Mas espere um pouco, será mesmo capacidade humana? Podemos atribuir toda essa imaginação e criação pensada pelo homem que veio do homem? Encontrei na segunda carta de Paulo aos Coríntios no capítulo 3:5, uma explicação para esse fenômeno: “Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus.” Não estou falando que devemos cruzar os braços e deixar que as coisas aconteçam, temos vontades, temos sonhos, logo eu devo me colocar à disposição para fazer.
Antes de prosseguirmos, vamos entender o que os dicionários nos dizem sobre a imaginação e o pensamento: (Imaginação é uma faculdade ou capacidade mental que permite a representação de objetos segundo aquelas qualidades dos mesmos que são dadas à mente através dos sentidos). Em filosofia, tais qualidades são chamadas de qualidades secundárias quando a ação do subconsciente se prenuncia à da consciência.
Pensamento e pensar são, respectivamente, uma forma e processo mental. Pensar permite aos seres modelarem o mundo e com isso lidar com ele de uma forma efetiva e de acordo com suas metas, planos e desejos. O pensamento é a expressão mais "palpável" do espírito humano, pois através de imagens e ideias revela justamente a vontade deste. Segundo Piaget o pensamento é fundamental no processo de aprendizagem. O pensamento é construto e construtivo do conhecimento. O principal veículo do processo de conscientização é o pensamento. O pensamento tem como missão tornar-se avaliador da realidade fazendo a grandeza ou a pequenez do homem. A grandeza decorre do pensamento bem pensado, que avalia a multiplicação do real e se esforça para desvendá-lo atentamente, saboreando sua riqueza e diversidade.
Se bons pensamentos geram boas coisas e os maus pensamentos? Encontrei em alguns livros informações interessantes que nos convidam a refletir a respeito dos maus pensamentos: “Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. Mateus 15:19”. “Porventura não fizestes distinção entre vós mesmos, e não vos fizestes juízes de maus pensamentos? Tiago 2:4”. “Eis que conheço bem os vossos pensamentos; e os maus intentos com que injustamente me fazeis violência. Jó 21:27”. “Abomináveis são para o SENHOR os pensamentos do mal, mas as palavras dos puros são aprazíveis. Provérbios 15:26”. “Os seus pés correm para o mal, e se apressam para derramarem o sangue inocente; os seus pensamentos são pensamentos de iniquidade; destruição e quebrantamento há nas suas estradas. Isaías 59:7”. Entendemos que somos livres para pensarmos tanto o bem como o mal, mas, quem nos capacita é somente o Eterno. Partindo desse princípio, tenho me perguntado o porquê de tantas discordâncias entre os seres humanos? O Eterno nos impulsiona a pensarmos de forma positiva: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo tudo o que é puro tudo o que é amável tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4.8”. Existe uma tendência de se pensar no pior, no negativo, pensar que não vai dar certo, pensar que o mundo sempre conspira contra si sofrendo por antecipação, sem confirmar os fatos, é mais fácil pensar que estão sendo desprezados ou injustiçados do que pensar de outra forma.
Quantos sofrem por levantarem falso testemunho, incitarem à guerra, à violência e por pensarem de forma maldosa, pessoas que não resolveram seus problemas com as outras por terem maus pensamentos, incluo aqui também os fake News. Num relacionamento isso leva à tristeza, à dor, ao sofrimento, às doenças e até ao óbito. O mau pensamento leva a inveja, rancor, ciúmes, ódio e a morte do amor. “O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca os ossos. Provérbios 14:30”, “As palavras suaves são favos de mel, doces para a alma, e saúde para os ossos. Provérbios 16:24”.
Podemos concluir que todas as contendas, desentendimentos e guerras partiram de maus pensamentos. Muitas intrigas familiares, desentendimentos entre amigos e separações de casais seriam evitados se houvessem bons pensamentos. Toda vez que você ver ou ouvir algo que não te agradou, não aceite que os maus pensamentos tomem conta de sua mente e venham te atormentar. Se perceberes alguém que queira te prejudicar, a melhor forma de haver um entendimento é o diálogo a conversa racional, madura, amena e pacificadora. Se tiveres maus pensamentos, se arrependa e corrija-se. “Arrepende-te, pois, dessa tua iniquidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração;”. Somente assim, com sabedoria e bons pensamentos, promoveremos a paz, o entendimento e a comunhão, seja no lar, no trabalho, na escola, enfim, todos do seu círculo de relacionamento. Se cada um agisse de forma a exercer os bons pensamentos a vida poderia ser bem mais amena, mais leve, mais prática e simples. Os relacionamentos se fortaleceriam, o mau pensamento não teria mais espaço nesse meio. Adquirimos bons pensamentos quando nos aproximamos do Eterno através da sua Palavra.
“Viver bem começa no pensar.”
Por Walter Figueiredo janeiro/2020