Eco das Palavras
Valores Eternos
Capa Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livro de Visitas Contato Links
Textos

Ano Que Se Finda

 

Aos meus queridos familiares e amigos, que juntos rimos, choramos e sofremos, mas muito aprendemos.

 

Aos queridos companheiros das intermináveis “terapias coletivas” que compartilhamos em 2024, confinados naquele pequeno caldeirão de 3x3 m², o famoso “Vapor da Confraternização”. Ali, entre risadas, conversas e reflexões, criamos um espaço único.

 

Rimos muito, ouvimos de tudo: algumas bobagens, é verdade, mas também preciosidades inesquecíveis. Naquele calor que transborda o físico e toca o coração, cada um trouxe à tona sua versão mais genuína, muitas vezes sem filtro — e alguns até mentindo (com uma maestria digna de nota, diga-se de passagem!).

 

O "Vapor da Confraternização", tornou-se para muitos mais que um lugar de descontração; foi um espaço terapêutico, onde as palavras fluíam livres, e as almas se aliviavam de seus pesos. Ali, cada um teve sua vez de falar, de desabafar o que trazia no coração. Trocamos confidências sob o pacto silencioso de que “o que acontece em Vegas, fica em Vegas”. E assim seguimos, respeitando as dores e alegrias de cada um.

 

Agora, no limiar de um novo ano, somos convidados a refletir. O que foi 2024? Para mim, foi um ano desafiador. A perda de meus pais marcou minha história: minha mãe partiu em setembro e, quarenta e três dias depois, meu pai a seguiu. Um golpe duro, mas também uma lição sobre a fragilidade e a transcendência da vida. Em meio à saudade, Deus nos sustentou com a paz que excede todo entendimento. Sei que estão bem, vivendo a plenitude da eternidade, onde a tristeza não mais os alcança.

 

Este ano trouxe também sinais e alertas. Deus, em sua sabedoria, usou as coisas mais simples para nos enviar mensagens profundas. Foi um tempo para revisarmos nossas vidas, para mergulharmos no mais íntimo de nossa alma e discernirmos o que realmente importa. Agora, é o momento da faxina interna: varrer tudo o que não agrega valor, para dar espaço ao que edifica e transforma.

 

Viemos ao mundo para servir, não para sermos servidos. Que em 2025 possamos ampliar nosso impacto positivo, servindo com generosidade, com palavras que confortem e, quando necessário, com gestos concretos. Que nossas ações tornem a vida dos outros mais leve, menos dolorosa, e carregada de esperança.

 

Mudanças verdadeiras não começam por fora; começam no coração. A beleza exterior sem transformação interna é como um sepulcro caiado: bonito por fora, mas vazio por dentro. Muitos pedem ao Eterno melhorias em áreas da vida, mas é a obediência que abre os ouvidos divinos às nossas preces.

 

A verdadeira transformação acontece quando entregamos nossa vida ao Autor da Vida. Só Ele pode moldar nossos corações e nos dar a prosperidade genuína — não a abundância material, mas a ausência de necessidade, porque n’Ele somos plenamente supridos.

 

Que 2025 seja o ano em que permitamos que Deus faça a faxina necessária em nossas almas, moldando-nos à Sua imagem e nos ensinando a amar de forma mais profunda e verdadeira. Que nossas palavras sejam mais ponderadas, nossas atitudes mais compassivas e nossas vidas um reflexo do amor ao próximo, conforme o maior mandamento:

 

“Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: Ame o seu próximo como a si mesmo.” (Mateus 22:37-39)

 

 

WALTER FIGUEIREDO
Enviado por WALTER FIGUEIREDO em 31/12/2024
Alterado em 01/01/2025
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários

Capa Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livro de Visitas Contato Links